terça-feira, 28 de outubro de 2014

Bombeiro sofre descarga elétrica em resgate de suicida em Goitacazes

Sargento Anderson, do 5º GBM, contou a experiência que viveu na segunda-feira (27 de outubro)
A função dos bombeiros é salvar vidas, mesmo que, para isso, seja necessário colocar em risco a própria pele. Um exemplo do altruísmo desses profissionais aconteceu na segunda-feira (27 de outubro) no distrito de Goitacazes, em Campos. O sargento Anderson, do 5ª Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), sofreu uma descarga elétrica ao resgatar um homem que tentava se jogar de um prédio de três andares. Ambos saíram com vida, mas o episódio ficará marcado na memória. 

Por volta das 12h, o sargento recebeu o comunicado de que um homem — Marcelo Araújo Polva, de 52 anos, motorista de ônibus aposentado — estaria ameaçando se jogar de um prédio em Goitacazes. Anderson, que é especialista formado em salvamentos em altura, foi o responsável pelo resgate. No local, ele e os auxiliares vestiram os equipamentos e subiram os três andares. Enquanto os outros bombeiros negociavam, o sargento Anderson pulou a mureta do terraço, pisou no beiral da laje, abraçou Marcelo, para imobilizá-lo, e se apoiou na parede. Assustado com a intervenção, o suicida agarrou um fio de alta tensão de um poste de energia que disparou uma descarga elétrica nele e no bombeiro.

O sargento contou que, embora tenha passado por situações perigosas nos dezessete anos de profissão, nunca imaginou que poderia perder a vida em um resgate. “Eu estava consciente, mas meu corpo não respondia aos comandos. Senti meus braços fechando, meu coração disparou, minha nuca enrijeceu e minha visão ficou turva. Eu tentava falar, mas não conseguia. O instinto fez com que eu me jogasse na esperança de que o suicida soltasse o fio. Eu estava preso nos equipamentos, mas quando percebi, o homem estava escorregando dos meus braços. No final, a camisa dele ficou presa em apenas um dos meus dedos da mão, que estava em garra devido à descarga. Os auxiliares soltaram a corda para descermos e, a cerca de 1m30 do chão, o homem caiu e foi socorrido pelos colegas. Ele estava vivo e essa foi a minha recompensa”, disse.


Os dois foram levados para o Hospital Ferreira Machado (HFM). Segundo o sargento, ele passou por uma bateria de exames e recebeu medicamentos na veia antes de receber alta, às 15h. O aposentado continua internado na unidade.

Fonte Terceira Via/Show Francisco




Nenhum comentário: