sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Carros com até 3 anos de uso: isen. de vistoria

 Foto: Arquivo

O governador Luiz Fernando Pezão anunciou nesta quinta-feira que pretende estender para carros com até três anos de uso a liberação da vistoria anual. A medida deve entrar em vigor no próximo ano. Atualmente, o benefício se aplica a veículos com até dois anos. A nova proposta está sendo finalizada tecnicamente para ser posteriormente apresentada ao Conema (Conselho Estadual de Meio Ambiente).

De acordo com o Detran, a iniciativa se deve a um estudo feito em conjunto com a Secretaria Estadual do Ambiente (SEA) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Segundo relatórios técnicos, veículos novos são aprovados no controle de emissão de gases. A iniciativa ainda seguirá o critério usado nos dias atuais, que beneficia somente automóveis de passeio, com capacidade para até cinco passageiros, adquiridos a partir de 2012.

A notícia agradou muitos motoristas. Proprietário de um Peugeot 2014, o gerente de produção Maicon Dias, de 35 anos, espera que a medida saia do papel. “Um veículo novo com apenas dois anos de uso não causa danos ao meio ambiente. Vamos poupar dinheiro e tempo. Poderiam até aumentar o tempo para quatro anos”, sugere o morador da Baixada Fluminense.

Apesar da medida, o Detran, através de nota, ressaltou que a vistoria será obrigatória quando houver necessidade de novo Certificado de Registro de Veículo (CRV), ou seja, nos casos de mudança de domicílio ou residência, transferência de propriedade, mudança de categoria e alteração de características.

“O governador do estado determinou ao Detran e ao Inea que, em 2014, fosse estudada nova ampliação do prazo de dispensa da vistoria para três anos, com base nos relatórios advindos das vistorias anuais veiculares. A nova proposta está sendo finalizada tecnicamente para ser posteriormente apresentada ao Conema (Conselho Estadual de Meio Ambiente), visando a entrar em vigor em 2015”, diz a nota. Ainda segundo o texto, a medida tem segurança técnica, já que “o Detran-RJ é o único departamento de trânsito do país que analisa a qualidade de toda a frota veicular estadual, durante as vistorias anuais”.
Campos 24 horas/Show Francisco



Nenhum comentário: