sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Reunião discute instalação de base avançada do CCZ em SFI

Uma equipe da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana (SFI) visitou a Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba (EEEG) – Instituto Estadual do Ambiente (Inea), onde se reuniu com a chefe da unidade, Vânia Coelho. Na pauta do encontro, ocorrido nesta quinta-feira (10), o grupo discutiu a possibilidade de ser instalada uma base avançada do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) no município, uma das intenções da prefeita Francimara Azeredo da Silva Barbosa Lemos.

A ideia é de que a base avançada fique na localidade de Cobiça, zona rural de SFI, pois há interesse que o órgão seja implantado em uma região afastada do Centro da cidade. O encontro aconteceu com a participação da diretora da Vigilância Sanitária, Karina Abdu de Araújo, e os veterinários Carlos Magno Mariano (Vigilância Sanitária) e Reinaldo Moreira (Secretaria de Agricultura e Pesca).

A chefe da EEEG pontuou algumas necessidades. “O IFF (Instituto Federal Fluminense), a Uenf, as associações de moradores e as secretarias de Meio Ambiente e Obras são nossos parceiros e vocês podem verificar uma possibilidade de parceria também. Mas para se instalarem suas atividades não podem ter nada que agrida o meio ambiente, nada que possa atingir o solo e os recursos hídricos da região”, ressaltou Vânia.

Karina revelou que o encontro foi positivo. “A reunião foi bastante proveitosa e ao conversarmos com Vânia, ela se mostrou muito satisfeita com a iniciativa do Governo Francimara em desejar implantar uma base avançada do CCZ em SFI. Estamos buscando apoio para tentar trazer a base avançada, porque há uma necessidade muito grande em nosso município. Garantimos que nada será feito que seja prejudicial à localidade”, destacou diretora da Vigilância Sanitária. 

Repórter: Maria Oliveira/Colaborou: Simone Pedrosa/Fotos: Simone Pedrosa/Ascom SFI

Nenhum comentário: