segunda-feira, 15 de janeiro de 2018


  A pedido da Prefeita Francimara Azeredo Barbosa Lemos, o secretário de saúde Sebastião Campista se reuniu com a Superintendência de Vigilância Epidemiologia da Secretaria Estadual de Saúde para tratar das questões relativas aos diagnósticos de meningite em Munícipes de São Francisco de Itabapoana.

Após a reunião, a Coordenação do Serviço de Meningite da Secretaria Estadual de Saúde ratificaram as seguintes informações:

Atualmente estão sendo monitorados dois casos de diagnóstico de meningite no Município de São Francisco de Itabapoana.

O primeiro caso é de uma criança, moradora da localidade de Ponta da Bumburra, que está internada no hospital Ferreira Machado, apresentando estado de saúde estável.

A Secretaria Municipal de Saúde de São Francisco de Itabapoana realizou visita domiciliar e levantamento de antecedentes vacinais das crianças residentes no domicílio, sendo constatado que todos estavam com a vacinação em dia. Sendo, portanto, descartada a necessidade de quimioprofilaxia (medicação dos contactantes para conter a propagação da doença).

O segundo caso é de uma criança, moradora da localidade de Guaxindiba que encontra-se internada no hospital da Unimed, apresentando estado de saúde estável.

A Secretaria Estadual de Saúde está aguardando os resultados dos exames para definição do agente etiológico (tipo do agente causador da meningite).

Assim sendo, até o momento, não há indicação para a realização de quimioprofilaxia (medicação dos contactantes para conter a propagação da doença).

Como medida preventiva, o Secretário de Saúde, Sebastião Campista viabilizou junto a Secretaria Estadual de Saúde um reforço no estoque do medicamento Rifampicina, utilizado nos procedimentos de quimioprofilaxia.

Finalmente, entendendo que está havendo um uso inadequado do fato, por respeito aos familiares dos pacientes, só voltará a se pronunciar publicamente após o resultado final dos exames.

Todavia, em caso de dúvidas, os munícipes poderão buscar informações junto as Coordenações de Vigilância Epidemiologia da Secretária Municipal de Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde.

Reforçamos nossas orações para os dois pacientes. E acrescentamos que estamos solidários com as famílias, nos colocando à disposição para qualquer esclarecimento e/ou ajuda!

Fiquem todos com Deus!



Nenhum comentário: