quinta-feira, 22 de março de 2018

Prefeitura de SFI promove evento em homenagem às mulheres


O Núcleo de Prevenção e Apoio ao Paciente com Câncer e Familiares (Nuprapac) de São Francisco de Itabapoana (SFI) promoveu, na manhã desta quarta-feira (21), um evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado originalmente em 8 de março. A prefeita Francimara Barbosa Lemos também participou das palestras e do café da manhã.


“Tenho orgulho em ser mulher e ainda a primeira prefeita de SFI. Vejo no Nuprapac um grande avanço para o nosso município, sendo um lugar para o assistido ser amparado. Parabéns a todas as mulheres pelo mês dedicado ao sexo feminino. Que Deus nos abençoe cada dia mais!”, desejou Francimara.



O tema da primeira explanação foi “A Força da Mulher” e ficou sob a responsabilidade da escritora campista Jussara Ferreira. Ela atualmente escreve seu quinto romance, sendo que em um deles aborda o preconceito com as mulheres. A autora destacou a contribuição e trabalho da Nuprapac.

Durante sua fala, Jussara também falou sobre a violência feminina, exemplificando seus tipos: física, moral, sexual, psicológica e patrimonial e econômica. Personalidades brasileiras que lutaram pela causa, como Maria da Penha e a cantora Elza Soares, e que se destacaram mundialmente, como a saudosa pintora Tarsila do Amaral e a jogadora de futebol Marta foram citadas por ela.


Já o defensor público de SFI, Ricardo Pereira Filho, iniciou sua manifestação referindo-se à luta da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco, pelos direitos humanos — ela foi assassinada na semana passada.

“Não deixem de procurar os órgãos competentes para denunciar qualquer forma de agressão. A Delegacia de Polícia é o meio mais rápido de resolução em determinados casos. Entretanto, se por algum motivo a ocorrência não for registrada, a mulher deve ir direito para o Ministério Público, que forçará o registro. A Defensoria Pública também é outro meio, que funciona na Comarca do município, entre 11h e 18h, de segunda a sexta-feira. Aos finais de semana e feriados funciona em regime de plantão regional. A escala pode ser verificada no site do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (www.tjrj.jus.br). Estamos à disposição”, declarou.


Várias mulheres presentes tiraram dúvidas a partir de perguntas realizadas ao defensor. Temas como a relevância do exame de corpo de delito e do Registro de Ocorrência foram abordados.

Para a coordenadora do Nuprapac, a oncologista clínica Elizabeth Uhl, a oportunidade de debater os assuntos é de grande relevância, o que contribui para que a informação chegue até a população. Ela contou que um projeto chamado “Clube da Mama” está em processo de implantação no município e será voltado para dar publicidade a assuntos referentes à saúde da mulher. Nas próximas semanas, agentes e enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vão participar de uma qualificação com uma mastologista.



O secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, parabenizou a iniciativa do núcleo, bem como salientou a significativa valia do evento. Por fim, ele agradeceu o apoio da prefeita Francimara.

Após o encerramento das falas, os presentes participaram de um café da manhã. Por fim, as mulheres receberam um brinde, acompanhado da seguinte exclamação: “Vocês são a força, o caráter e a verdade!”.

Ascom SFI

Nenhum comentário: